Custos na previdência privada

Taxas e seus custos na previdência privada

Ao entender quanto custa a previdência privada, você viu que ela funciona, basicamente, como um investimento. Logo, tem diferentes custos aos quais deve ficar atento. Veja, então, taxas e impostos que são cobrados sobre os planos de aposentadoria complementar:

 

Taxa de administração

A previdência privada sempre será administrada por uma instituição financeira. A empresa é responsável por captar o dinheiro do investidor e reaplicá-lo em outros investimentos, a fim de gerar ganhos.

Para executar esse serviço, a instituição cobra a taxa de administração. A alíquota varia bastante – entre 1% e 6% ao ano, na média.

 

Taxa de carregamento

Outro valor que pode afetar os seus ganhos futuros com a aposentadoria é a taxa de carregamento. A alíquota é aplicada sobre cada nova movimentação financeira – de entrada ou saída – realizada no plano.

Seu valor máximo é de 10% sobre o saque ou aporte e pode ser cobrado de forma antecipada, postecipada ou híbrida.

 

Taxa de performance

Se a previdência privada é um tipo de aplicação financeira, deve render juros sobre o valor investido. Algumas instituições cobram a taxa de performance sobre o resultado desses investimentos, quando ele supera uma determinada marca estabelecida em contrato.

 

Imposto de Renda

Por fim, o Imposto de Renda (IR) incide sobre a aposentadoria complementar. O tributo pode ser aplicado pela tabela regressiva ou progressiva, de acordo com a escolha do investidor. Além disso, o recolhimento do IR varia conforme o tipo de plano escolhido – como vamos ver, mais a frente.

 

Conheça mais sobre previdência privada, https://henriquesser.com.br/